quinta-feira, 23 de abril de 2009

HISTÓRIAS DO FUNDO DO RIO: Vila Kennedy

No filme “A Lenda do Tesouro Perdido: Livro dos Segredos” da Disney há uma referência, em determinada passagem da estória, à existência de três exemplares originais, ou seja, projetados pelo mesmo escultor, da famosa Estátua da Liberdade. O personagem interpretado por Nicolas Cage menciona somente a maior e mais conhecida, localizada na baía de Nova Iorque, e uma outra menor às margens do Rio Sena, em Paris. Mas, e a terceira?

A terceira, também projetada por Frederic Auguste Bartholdi, foi dada como presente do governo norte-americano ao Brasil pela conclusão do projeto social que resultou na criação do bairro de Vila Kennedy, aqui do Rio de Janeiro, em janeiro de 1964, a partir da transferência de moradores das favelas do Morro do Pasmado, em Botafogo e do Esqueleto, no terreno do atual campus da UERJ, no Maracanã. As razões do projeto, uma iniciativa dos EUA, se coadunam com a do mote principal do golpe militar deflagrado naquele mesmo ano, que era a prevenção contra a “ameaça comunista” na América Latina, fortalecida com a vitória da revolução cubana em 1959.


Localizada numa praça com nome de uma famosa cidade norte-americana (Miami), a estátua também é um modelo bem menor do que a de Nova Iorque. Há uns 15 anos atrás de passagem pelo bairro, lembro de ter avistado a escultura, na época visivelmente pichada.

4 comentários:

  1. Fala Pedreira! Não percebi qual o detalhe que o Rafael percebeu em relação ao bairro de Vila Kennedy?

    ResponderExcluir
  2. Welcome, Johnny Boy! No texto original deste artigo, mencionei que a estátua poderia ser avistada da estação de trem do bairro. Foi um equívoco da minha parte. Vila Kennedy não possui estação de trem. A primeira vez que a vi, há uns 15 anos atrás, deve ter sido em passagem pela Av. Brasil. Na minha memória, eu associei a visão dela às viagens de trem que fazia a caminho de Inhoaíba.

    ResponderExcluir
  3. Puts, incrivel!! Justamente hoje estava debatendo com um colega a respeito desse filme... preciso conferir, ouvi coisas muito boas a respeito!

    ResponderExcluir
  4. Além de divertido, ele aborda questões históricas. Também me identifico muito com esse tipo de filme.

    ResponderExcluir